Hip to da Hop (2018)

Hip to da Hop / A journey to Portugal in 4 elements

Produção Rodagem: Out 2015/2017

M/12

108 min

Documentário  

Realização:  ·  António Freitas  ·  Fábio Silva

Argumento:  ·  António Freitas  ·  Fábio Silva

Um percurso pelo território português à procura das diferentes manifestações da cultura do hip hop, focando-se nas quatro vertentes principais do movimento: o rap, o DJ, o breakdance e o graffiti. De Norte a Sul, passando pelo microclima do Porto, este é um documentário que procura compreender de que modo cada artista “se apropria do seu país de diferentes formas”. Inclui dezenas de entrevistas a nomes maiores do panorama nacional, entre eles, Mundo Segundo, Orelha Negra, NBC, Slow J, DJ Ride, Stereossauro, Bdjoy, TNT, Sanryse ou Sensei D.
[Fonte: cinemaville.net]
“O Hip to da Hop começa em Outubro de 2015. Desde o início que foi o nosso objectivo fazer um filme documental sobre a cultura hip hop e a sua relação com a cultura portuguesa, embora conscientes das dificuldades da ambição do projecto – são mais de trinta anos de história, centenas de artistas, dezenas de cidades que viram as constantes mudanças ao longo do tempo.
Sem qualquer financiamento avançámos para dois anos de pré-produção, entrevistas, viagens e pós produção. Todas as questões iniciais foram-se dissipando à medida que fomos conversando com artistas: cada conversa levou-nos a outra história, a outra pessoa, a outra cidade.
Cada um destes elementos foi importante para a construção de uma narrativa que nos leva a viajar de Norte a Sul, a conhecer melhor as quatro vertentes e, acima de tudo, levanta questões sobre o hip hop e a sua importância no nosso país.”
[António Freitas e Fábio Silva]

Mais informações: Website externo

Videos [#2]:
  • [Teaser]
  • [Trailer]
Equipa

Estreias [#1]:
  • 2018-04-28 | IndieLisboa - Cinema São Jorge | Estreia
Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor |

Outras informações:
Com a participação de: Mundo Segundo, Ace, Odeith, Bambino, Nomen, Chullage, Orelha Negra, DJ X-Acto, YouthOne, NBC, Exas, Slow J, DJ Ride, Stereossauro, Bdjoy, TNT, Sanryse, Robinho, Sensei D, SãoOneArt

Festivais e Prémios:
# 2018 - IndieLisboa, Secção Indie Music