A Portuguesa (2018)

The Portuguese Woman

Produção 2018

M/12

136 min

Drama   História  

Realização:  ·  Rita Azevedo Gomes

Argumento:  ·  Rita Azevedo Gomes

Os von Ketten (Delle Catene, como são conhecidos no norte de Itália), disputam as forças do Episcopado de Trento. Von Ketten casa num país distante: Portugal. Durante o ano de viagem de regresso a Itália, nasce o primeiro filho. Mal chega a casa, Ketten parte para a guerra. A portuguesa recusa-se a voltar para o seu país. Passam-se onze anos e correm rumores acerca da “estrangeira”. Dizem-na uma herege. Um dia, o Bispo de Trento morre e a assinatura de paz põe fim a uma luta de gerações. A portuguesa vê regressar a casa um ser indefeso, febril, enfraquecido.

Na nota de intenção de Rita Azevedo Gomes, a realizadora escreveu que “tudo o que se passa entre a Portuguesa e o marido (Von Ketten) assenta no não-dito. Ninguém sabe ao certo se realmente existiram ou não. Não é a veracidade disso que importa. Esta história, num determinado período da História, rente ao Principado Episcopal de Trento, liga-nos a uma série de factos que reflectem o tempo actual, partindo do princípio de que os nossos antepassados não eram diferentes, apenas estavam num lugar diferente. Não é tão difícil fazer do homem gótico ou do grego antigo o homem da civilização moderna.”
[Fonte: Leopardo Filmes]

[In the north of Italy, and in complete conflict with the Episcopacy of Trent, Von Ketten searches for a wife. He goes to a distant country, Portugal, so as not to interfere with his political plans or add fuel to the fire of his existing conflicts. With freedom and daring, director Rita Azevedo Gomes adapts Robert Musil’s text, more interested in what is not said than what is evident, not trying for a perfect historic reconstruction, but rather for a poetic, disturbing and current work in which nature, buildings and people seem to fuse together into a single landscape, thanks to the photography of Acácio de Almeida. A film that escapes to close ups, narrated on fragmentary scenes and pictorial compositions that function like mirrors of paintings by Jan van Eyck and Diego Velazquez, in which the focus is never lost. Tented campsites, shared baths, courtesans and pastors pass before the deceptively languid gaze of the main character.]

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Entidades [#1]:
  • Leopardo Filmes · Vendas
Estreias [#2]:
  • 2018-11-12 | Festival Mar del Plata, Argentina | Apresentação
  • 2019-02-28 | Portugal | Estreia
Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
Cor | 5.1 | 1.85 : 1 |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2018 - Festival Mar del Plata '18, Argentina - Selecção Oficial - Nomeado para a competição internacional
# 2019 - Festival de Berlim '19 - Selecção Oficial - Forum
# 2019 - 19.º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canária, Espanha - Prémio “Lady Harimaguada” de ouro para o Melhor Filme