Bela Mandil (2018)

N/C

18m 6s

Curta-metragem  

Realização:  ·  Helena Estrela

Argumento:  ·  Helena Estrela

Por caminhos salgados, de mãos dadas, dois amantes vagueiam. Quem os vê diz ter medo dos ecos do passado. Cresce uma atmosfera fervente de verão. Uma música vinda da maré desmaia e invade a praia.

"Logo no início do filme, um texto relembra os tempos de batalhas religiosas na Península Ibérica, evocando memórias de amantes que ainda hoje percorrem essas terras, condenados a uma tormenta eterna. Utilizando textos de Almeida Garrett e Luís Vaz de Camões nas declamações poéticas das suas personagens, o filme é inspirado na lenda de Bela Mandil, assumindo um carácter fabulístico, ao imaginar o reencontro dos dois amantes, ao mesmo tempo que, quase de forma documental, regista a forma como os ecos do passado encontram efeito nas testemunhas do presente, os pescadores da praia que são afetados por essa crença. O que começa por ser um filme tradicional, aproximado de um legado de filmes de recriação histórica, mesmo que aqui a adaptação da história provém de legados místicos e fantasiosos, acaba por divergir, mesmo que temporariamente, para uma abordagem mais experimental, quer pelo uso das cores e filtros, quer pelo uso de sons exógenos ao que retrata. Este encontro entre o velho e o novo, entre o antigo e o moderno, reflete assim de forma singular o embate entre as tradições antigas e a convivência com os tempos modernos. “Bela Mandil” teve a sua estreia no Viennale Vienna International Film Festival e fez parte da seleção oficial do IndieLisboa."
[Fonte: JA - www.festival.curtas.pt]

[Through saline paths, hand in hand, two lovers wander. Whoever sees them feels afraid of the echoes from the past. A fervent summer atmosphere rises. A song from the tides faints and invades the beach.]

Videos [#2]:
  • [Trailer]
  • [Trailer]
Equipa

Dados Técnicos:
Cor |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2018 - Viennale Vienna International Film Festival
# 2019 - Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema
# 2019 - LIsFE - Leiden International Short Film Experience
# 2019 - IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente
# 2019 - MARTOVSKI - Belgrade Documentary Short Film Festival