Vitalina Varela (2019)

N/C

124m 49s

Drama   Docuficção  

Realização:  ·  Pedro Costa

Argumento:  ·  Pedro Costa

Vitalina Varela, cabo-verdiana, 55 anos, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina estava à espera do seu bilhete de avião.

"Vitalina Varela surge no cinema de Pedro Costa em CAVALO DINHEIRO (2014) e esta longa-metragem seguinte do realizador tem o nome da atriz. Resultando de um trabalho implicado no diálogo entre os dois, o filme (Leopardo de Ouro e Leopardo para melhor atriz em Locarno 2019) conta a história de uma mulher cabo--verdiana de 55 anos que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido ao cabo de 25 anos à espera do seu bilhete de avião. A força extraordinária de Vitalina Varela no filme construído a partir da sua própria vida, participa de um conto de resistência “maior que a vida” em que sobrelevam a concentração e a densidade. Tudo se passa num subúrbio de Lisboa, que pode ser de estúdio, com uma ida a Figueira das Naus, Ilha de Santiago, no regresso do cinema de Pedro Costa à paisagem de Cabo Verde depois da viagem iniciada em CASA DE LAVA (1994)."
[Fonte: Cinemateca]
consulte a FOLHA DA CINEMATECA em:
http://www.cinemateca.pt/CinematecaSite/media/Banners/2021-09-25_VITALINA-VARELA.pdf

[Vitalina Varela, a 55-year-old Cape-Verdian, arrives in Lisbon 3 days after her husband's funeral. She's been waiting for her plane ticket for more than 25 years.]

Mais informações: Website externo

Videos [#3]:
  • [Teaser]
  • [Trailer]
  • Excerto [Promo]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
Cor | 5.1 | DCP |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2019 - Festival Internacional de Cinema de Locarno, Competição Internacional - Leopardo de Ouro e Leopardo de Prata para Melhor Actriz (Vitalina Varela)
# 2019 - Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF)
# 2019 - Festival Internacional de Veneza
# 2019 - Festival de Cinema de Chicago - Prémio Silver Hugo (prémio do júri)