Ruby (2019)

N/C

24m 58s

Curta-metragem  

Realização:  ·  Mariana Gaivão

Argumento:  ·  Mariana Gaivão

O canto da madrugada desce a montanha queimada, ecoando no xisto de uma aldeia portuguesa. Ruby desperta e ergue-se na meia luz. No exterior, o seu cão Frankie fugiu. Filha de dois mundos, aquele que os pais ingleses deixaram para trás e a terra portuguesa que a viu crescer mas que ainda lhe chama estrangeira, Ruby move-se entre as fronteiras de ambos, sem pertencer a nenhum. A sua melhor amiga, Millie, irá regressar a Inglaterra, e o fim da infância de ambas encontra-se com o fim de um dia quente de Verão.
[Fonte: ICA]
Ruby tem catorze anos. Nasceu no Reino Unido, mas cresceu e vive numa região rural do interior de Portugal, para onde os seus pais se mudaram. Millie é a sua melhor amiga e voltará para o Reino Unido em Setembro. Este poderá ser o último verão que passam juntas. Numa fase importante do crescimento, a plena adolescência, em que as personalidades se moldam em função das vivências e das experiências, Ruby parece temer o pior. “Ruby” é uma história sobre a procura (Ruby procura Will, depois Millie e, finalmente, o seu cão Frankie), mas também sobre encontros e descobertas para as quais ela parece não estar preparada ou disposta a aceitar. “Onde é que tu vais?”, a primeira frase proferida no filme, e os versos iniciais de New Rose, dos The Damned, marcam o tom de “Ruby”, uma ficção que sugere um dispositivo conceptual a aproximar-se do documental (por exemplo, os nomes das personagens correspondem aos nomes das atrizes principais).
[Fonte: Curtas Vila do Conde]

[The chorus of dawn descends the burned mountain, echoing in the shale walls of a Portuguese village. Ruby awakens and stands in the half light. Outside, her dog Frankie has run away. Daughter of two worlds, the one that the English parents left behind and the Portuguese land of her upbringing that still calls her a foreigner, Ruby moves between the borders of both, without belonging to either. Her best friend, Millie, will be returning to England; the end of their childhood meets the end of a warm summer day.]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Entidades [#1]:
  • Agência da Curta Metragem · Vendas
Estreias [#1]:
  • 2019-07-13 | Portugal | Estreia

Dados Técnicos:
Cor | 5.1 |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2019 - Vila do Conde International Short Film Festival - Prémio Melhor Realizador Português
# 2019 - Montréal Festival of New Cinema - Nomeação para Melhor Curta-metragem
# 2019 - Festival de Roterdão - seleccionado para o programa competitivo “Voices”