Terra Nova (2020)

M/14

85 min

Drama  

Realização:  ·  Artur Ribeiro

Argumento:  ·  Artur Ribeiro

Um pescador caído em desgraça luta pela sobrevivência contra o mar e a hostilidade dos outros, numa viagem fatídica do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando o Capitão decide arriscar numa rota nunca antes navegada, que intensifica o medo e conflito entre a tripulação.
[Fonte: ICA]

"Terra Nova é baseado na obra O Lugre de Bernardo Santareno, e conta a história do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando num mau ano de pesca, o Capitão decide arriscar numa rota nunca antes navegada até à Gronelândia.
Enquanto a tripulação luta contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, seguimos o drama de Albino, um pescador que caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado “má-sorte” para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel, um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores. Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro. Apesar do Capitão liderar o navio com pulso de ferro, não consegue evitar um motim que compromete o objectivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo, um médico que faz a sua primeira viagem e que se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade do Capitão.
No centenário do nascimento de Bernardo Santareno, que se celebra este ano (2020), a proposta deste filme é trazer para o grande ecrã o que poderá ser considerada a última epopeia trágico-marítima de Portugal. Todavia, este não é um documentário sobre a pesca do bacalhau: é um drama humano."
[Fonte: Cinemate]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Estreias [#1]:
  • 2021-10-28 | Portugal | Estreia

Dados Técnicos:
Cor | 5.1 |

Outras informações:
Tem uma versão em telefilme | Série com 13 episódios

Festivais e Prémios:
# 2020 - SoHo International Film Festival - Best Performance by an Ensemble - World Feature
# 2021 - Caminhos do Cinema Português
# 2021 - JellyFest, selecção oficial