José Fonseca e Costa: a Luz no Olhar (2012)

M/12

54 min

Documentário  

Realização:  ·  Paulo Adrião

Documentário televisivo que nos conta a história da vida e do cinema de José Fonseca e Costa: o nascimento em África, a chegada a Portugal, a sua militância política na ditadura, a geração do Cinema Novo e a luta por uma nova linguagem no cinema português, assim como os vários projectos, concretizados e abortados, de uma carreira longa e diversificada, espelhando sempre, nos seus vários momentos, os desejos e angústias da sua vida pessoal e da vida de um país.

"Aos 82 anos o realizador José Fonseca e Costa é um cineasta de referência na filmografia nacional e símbolo de uma geração conhecida como o novo cinema da década de 70. Aliás, é ironicamente ainda considerado por alguns dos seus pares, uma espécie de renegado (visto de fora é preferível chamá-lo antes de outsider...) naquilo que foi a evolução desta tendência estética do cinema português, que ainda hoje de alguma forma permanece. Inicialmente, pelo seu trabalho como documentarista e realizador de filmes publicitários, que ia contra a ideologia e tendência corrente da época, e por outro pela sua vontade de querer afirmar um cinema português, que tivesse o aval da crítica e ao mesmo tempo fosse um sucesso comercial, junto do grande público. Por isso, mais que um mero tributo ou homenagem, que aliás é merecida, pretende-se documentar e reconhecer uma longa carreira e uma obra invulgar no cinema português. Uma obra que não terminou e está muito para além do homem e do cineasta."
[Fonte: RTP Memória]

Mais informações: Website externo

Equipa

Outras informações:
Um documentário que contou com os testemunhos de José Fonseca e Costa, Cucha Carvalheiro (irmã), Ana Maria Vieira de Almeida (irmã), José Pedro Torres (neto), António da Fonseca e Costa (irmão), Ana Lúcia da Fonseca e Costa (filha), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema), Eduardo Serra (diretor fotografia), Álvaro Cunhal (imagem arquivo), Manoel Oliveira (imagem arquivo), Francisco Torres (neto), Manuel da Fonseca e Costa (irmão).
[Fonte: RTP Memória]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB