A Rainha (2020)

Harvest Queen

N/C

17 min

Documentário  

Realização:  ·  Lúcia Pires

Argumento:  ·  Lúcia Pires

sinopse original:
Esta é a história de uma mulher misteriosa que apareceu no Oeste e a quem nunca se conseguiu dar imagem. Também é a história de Maria Rosa e das suas vinhas, onde a estranha figura apareceu pela primeira vez. O caminho destas duas mulheres cruza-se no tempo, nebuloso e difícil de destrinçar. Encontramo-nos agora, aqui, a tentar compreendê-lo. Ver para crer, alguém disse um dia. Mas também se poderia dizer: para ver, é preciso antes acreditar.

“Era noite, a terra tremeu, uma bola enorme que girava como um disco e lá dentro uma figura de uma mulher”. Um dia há muitos anos uma mulher surgiu num lagar de um produtor de vinho e abençoou esse mesmo produtor com a sua melhor vindima. Quem será esta mulher sem nome cuja descrição ficou perdida no tempo? “A Rainha” é um filme sobre a veracidade dos contadores de histórias, uma reflexão e exercício sobre a sua própria forma enquanto filme.
No Oeste de Portugal surge subitamente uma mulher misteriosa. Todos a tinham visto, mas ninguém sabia quem era. Mãe, fada, anjo, dona de uma vinha? Com recurso a depoimentos e imagens de arquivo, Lúcia Pires (Fauna, 2018) questiona a efabulação e a existência sem prova.
[Fonte: (Rui Mendes) IndieLisboa]

[Our lives are made by stories we want to believe in. We believe them because they seem real. Or are they real just because we want them to be? This is a movie about a real story. Or maybe not.]

Videos [#1]:
  • [Teaser]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2020 - IndieLisboa, competição nacional
# 2021 - Caminhos do Cinema Português, secção Outros Olhares
# 2021 - FEST, New Directors | New Films Festival
# 2021 - Porto Femme, Festival Internacional de Cinema, Panorama Nacional - Menção Especial