Viagem a Lisboa (1994)
Lisbon Story
Produção Rodagem: Mai/Jun 1994
M/14
100 min
Realização: · Wim Wenders
Argumento: · Wim Wenders · Donata Wenders
[Our story starts with a postcard and a rather cryptic message:
"Dear Phil, I cannot continue m.o.s.! -- S.O.S.! -- Come to Lisbon with all your stuff a.s.a.p.! Big hug, Fritz."
Who is who? And what do all those abbreviations mean? The SOS of course, is obvious, and a.s.a.p. only strengthens the urgency: come AS SOON AS POSSIBLE. But m.o.s.?
Only if you work in movies you might know that M.O.S. is an old and rather strange word for "silent," and that the expression came up in the late twenties meaning "mit-out sound."
Anyway, we soon understand that the postcard was sent by a film director, Friedrich Monroe, to his friend Phillip Winter, a sound engineer. Friedrich has started a movie in Lisbon on a very romantic notion -- he wanted to do it "as if the whole history of cinema hadn't happened, shooting all on his own, a man alone in the streets, with an old hand-cranking camera, just like Buster Keaton in THE CAMERAMAN."
Well, Friedrich failed, and when he realized he had painted himself into a corner, he called Winter for help, hoping "that your microphones could pull my images out of their darkness, that sound could save the day."]
Mais informações: Website externo
Anotação: · Yael Bitton
Argumento: · Donata Wenders · Wim Wenders
Assistente de Câmara: · João Guerra · Andreas Giesecke
Assistente de Decoração: · Fernando Assunção
Assistente de Imagem: · Donata Wenders
Assistente de Montagem: · Oli Weiss
Assistente de Produção: · Marco Martins · Daniele Pfennigs
Assistente de Realização: · Isabel Aboim [Estagiária] · José Maria Vaz da Silva
Canções por: · Teresa Salgueiro [e os Madredeus]
Chefe de Iluminação: · Mário Castanheira · João Carlos Aguiar
Chefe Maquinista: · Paulo Miranda
Contabilidade: · Fernanda Costa · Andrea Gebert
Coordenação de Produção: · Catherine Coste
Decoração: · Maria José Branco
Direcção de Fotografia: · Lisa Rinzler
Direcção de Produção: · Luísa Perestrello · João Canijo · Steffi Hiller
Direcção de Som: · Hartmut Eichgrün
Efeitos Especiais: · Jaime Brito
Efeitos Visuais: · Morten McAdams · Frank Schlegel
Fotografia de Cena: · José Manuel Ribeiro [Reportagem]
Montagem: · Anne Schnee · Peter Przygodda
Música: · Jürgen Knieper
Música das Canções: · Madredeus
Outros: · Jörn Poetzl · João Montalverne · Paulo Barbosa
Poemas: · Fernando Pessoa
Produção: · Madragoa Filmes · Road Movies [Alemanha]
Produção Executiva: · Wim Wenders · Ulrich Felsberg · Paulo Branco
Produtor Associado: · SIC
Realização: · Wim Wenders
Secretária de Produção: · Paula Ribas
Som: · Pedro Melo · André Bendocchi-Alves · Evelyn Schmidt · Vasco Pimentel · Claudia Froehlich · Hans W. Kramski
Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmera de filmar, como a de Buster Keaton em "The Cameraman".
Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens: encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão, atrás das filmagens do amigo. Entretanto conhece os Madredeus e a sua bela cantora, Teresa, a que Winter não fica indiferente. O grupo tinha alojado o cineasta e, antes deste partir, tinha mesmo chegado a compor a música para o seu filme. Winter trava ainda conhecimento com o realizador Manoel de Oliveira com quem fala de Deus, da arte e do cinema. Só que de Friedrich, nem rasto. Talvez se tenha aventurado por bairros mal afamados. Pelo menos é isso que Winter acaba por pensar quando um ladrão foge com o seu dinheiro.
[Fonte: Madragoa Filmes]