A Janela - Maryalva Mix (2001)
A Janela Não É Uma Paisagem
104 min
Realização: · Edgar Pêra
Argumento: · Manuel João Vieira · Edgar Pêra · Lúcia Sigalho
[Santo Antoninho Square. Good Evening. Bica Neighborhood. "António!" shouts a feminine shadow. Knife thrusts. The victim runs along the funicular tracks until he reaches, panting, the Ruins of his (?) own Memory. Six female apparitions emerge at a window with different views on the life and the personality of one António, a bon vivant from the Bica neighborhood, lover, husband (?), Fado (Fate) singer, and seller of cheap combs and other extraordinary artifacts (among which there is a fabulous and legendary elixir!). The last feminine apparition, Marya de Fátyma, a popular Fado singer from the Bica neighborhood, an older and more experienced woman, introduces herself as António's intimate confidante. She comments upon the rumors about António's supposed intention to marry his supposed six lovers, and introduces the suspicion that António may have been the victim of a set up planned to have him treacherously stabbed to death. Who is the real António? How many Antónios are there after all? And how many lovers? Did they get married? Did they kill him? Is he in Purgatory? Who is the mysterious eye that is the protagonist of the film? António? Which Antónyo? Me?? Phor phuck's sayk!]
Mais informações: Website externo
Animação: · Catarina Ramalho · Félix Cabeçudo
Argumento: · Manuel João Vieira · Lúcia Sigalho · Edgar Pêra [Como Sr. Ego]
Assistente de Produção: · João Milagre [Pré Produção]
Assistente Geral: · João Gomes de Pina [Arquivista]
Caracterização: · Jorge Bragada
Desenhos: · Edgar Pêra [Como Sr. Ego]
Direcção de Arte: · Jorge Bragada
Direcção de Fotografia: · Luís Branquinho
Mistura de Som: · Branko Neskov
Montagem: · Edgar Pêra [Como Sr. Ego] · Pedro Machado · Inês Henriques
Música: · Pedro Ayres Magalhães · Tiago Lopes · Artur Cyanetto
Operador de Câmara: · Tiago Beja da Costa [35 mm]
Outros: · Manuel Rodrigues [Pesquisa Ideográfica]
Produção: · Paulo Branco · Edgar Pêra [Como Sr. Ego]
Produtor Executivo: · Miguel Gomes da Costa
Realização: · Edgar Pêra [Como Sr. Ego]
Som: · Tiago Lopes
"António!" grita uma sombra feminina. Facadas.
A vítima foge pelos carris do elevador até que chega, ofegante, às Ruínas da sua (?) própria Memória.
Ao longo da primeira parte do filme seis aparições femininas - representadas pela 'mesma' actriz -assomam à sua janela com diferentes versões sobre a vida e as personalidades de um tal António, boémio da Bica, amante, esposo (?), fadista, vendedor de pentes ao vintém e de outros extraordinários artefactos (entre os quais um fabuloso e lendário elixir!).
Confrontado com essas visões e com os contraditórios atributos de António, que não (se) sabe se não se tratará de si (mesmo?), vacila entre a hipóteses : o tal de António são vários ou um único.
A última aparição feminina, Marya de Fátyma, fadista castiça da Bica, mulher mais velha e experiente apresenta-se como íntima-conselheira de António, dizendo de sua justiça. Comentando os boatos acerca de uma suposta intenção de casamento de António com as supostas seis amantes, Marya de Fátyma introduz a suspeita de que António foi alvo de uma tramóia congeminada para o matar traiçoeiramente à facada.
Sem conseguir decidir através destes testemunhos qual a hipótese mais verdadeira/plausível, Ego vê-se confrontado então com uma última aparição - a do António descrito por Marya de Fátyma. Este lança uma nova luz sobre as suas amantes, o suposto e badalado (ou baldado?) casamento e as facadas de que teria sido vítima.
Ego-António (António ou Ego?) descobre-se cada vez mais confundido pelo destino/fado : Quem é o verdadeiro António? Quantos Antónios existem afinal? E quantas amantes? Casaram-se? Mataram-no? Estará ele já no Purgatório? Quem é o olho misterioso que protagoniza o filme? António? Qual Antónyo? Eu?? Kum Kacêt!
[Fonte: Madragoa Filmes]