O Fio do Horizonte (1993)
Le Fil de l'Horizon | Edge of The Horizon
Produção Rodagem: Mai/Jun 1992
M/12
91 min
Realização: · Fernando Lopes
Argumento: · Christopher Frank · Jean Nachbaur
[Nesta adaptação do romance de Antonio Tabucchi, Fernando Lopes revela-nos uma Lisboa escura e melancólica, à margem dos clichés e inspirada em Cesário Verde. Entre o thriller e o fantástico, O FIO DO HORIZONTE mostra-nos um homem, patologista de profissão, confrontado com a imagem da sua própria morte, sugerida, logo no começo, numa fotografia misteriosa que encontra na algibeira de um cadáver com quem partilha intrigantes parecenças físicas. A fotografia-enigma vai assombrar este homem enquanto percorre um labirinto que sobe em espiral, qual VERTIGO, e que promete apenas devolver-lhe a imagem da sua morte.
[Fonte: Cinemateca]
Adaptação: · Christopher Frank · Jean Nachbaur
Administração de Produção: · Cláudia Lopes
Anotação: · Fátima Ribeiro
Apoio Financeiro: · IPC
Argumento: · Jean Nachbaur [França] · Christopher Frank
Assistente de Imagem: · Ricardo Prates [Estagiário] · Victor Nobre · Amílcar Carrajola
Assistente de Montagem: · Débora Carrilho [Estagiária] · Michele d'Attoma
Assistente de Produção: · Paula Nascimento · Gabriel Moniz · Manuel Rebelo
Assistente de Realização: · Pedro M. Ruivo · João Tovar
Assistente de Som: · Paulo Cerveira
Autor da Obra Original: · António Tabucchi [Il Fillo dell'Orizonte]
Caracterização: · Ana Lorena · Paula Santos · Ilda Campino [Assistente] · Ana Ferreira · Fátima Vieira [Cabeleireira]
Cenários: · Luís Filipe Osório [Chefe Construtor]
Colaboração: · Sergio Vecchio [na 1ª versão do Argumento]
Decoração: · Jasmim de Matos · Fernanda Morais [Assistente]
Diálogos: · Christopher Frank
Direcção de Fotografia: · Javier Aguirresarobe
Direcção de Montagem: · Jacques Witta
Direcção de Som: · Vasco Pedrosa
Distribuição: · Marfilmes
Efeitos Especiais: · Pedro Baladin · João Martins (II)
Electricista: · Mário Soares · Rafael de Sousa-Lito [Chefe] · Helder Loureiro
Etalonagem: · Dora Rolim
Fotografia de Cena: · João Tuna
Genérico: · Pablo Núñez · Story Film
Grupista: · Carlos Sequeira
Maquinista: · José Gomes [Chefe] · Carlos Figueiroa
Montagem Negativo: · Ana de Lourdes Claudino
Montagem Sonora: · Claire Bez
Música: · Zbigniew Preisner
Produção: · Channel 4 [Grã Bretanha] · Companhia de Filmes do Príncipe Real · Origen [Espanha] · CTN, Caméras Continentales [França]
Produção Executiva: · António Cardenal [Espanha] · Jean Nachbaur [França] · António da Cunha Telles [Delegado]
Produtor Executivo: · Maria João Mayer · Gabriela Cerqueira
Realização: · Fernando Lopes
Secretária de Produção: · Júlia Domingos
Sonoplastia/Mistura: · Jean-Paul Loublier · Conceição Carrilho · Marie Massiani
Vestuário: · Maria Amaral · Jasmim de Matos [Chefe] · Irene Assis [Costureira]
Uma noite, Spino fica "mortalmente" seduzido pela chegada do cadáver de um jovem rapaz, sem qualquer identificação, morto num tiroteio com a polícia.
Após o choque, inesperado e brutal, de se reconhecer fisicamente nos traços do jovem morto, Spino inicia uma corrida vertiginosa e fatal pelos meandros de uma investigação paralela sobre a identidade desse "outro".
Isolado na sua obsessão,Spino vai percorrer o labirinto de pistas, acelerando o ritmo da sua investigação até ao paroxismo da perda da noção do real.
Todos aqueles que o conhecem ficam espantados com o seu comportamento. Só a amante compreenderá, mas demasiado tarde, que Spino ouviu o canto das sereias e que, respondendo ao seu apelo, se lançou na mais delirante e irreprimível de todas as viagens, correndo apaixonadamente até ao encontro libertador da sua própria morte, tendo como pretexto a revelação do «outro».
Lisboa, com os imensos mistérios das suas ruas, ruelas e escadinhas, irá amorosamente proteger a «orgásmica» e última viagem de Spino.
[Sinopse Oficial]
O Passado é como o horizonte. Quanto mais nos aproximamos, mais ele se afasta.