"No dia 13 de Março de 1935 deu-se o infeliz contratempo que impediu dois aviadores portugueses de terem escrito já a esta hora mais uma página brilhante da nossa História do Ar.
Na véspera, Carlos Bleck e Costa Macedo haviam examinado cuidadosamente o aparelho em que se propunham realizar o «raid» Lisboa-Rio de Janeiro sem escala, assistindo ao enchimento dos depósitos de combustível.
Ambos se mostravam confiados - e Portugal confiava em ambos.
No dia marcado, a-pesar da hora matutina, muita gente compareceu no Campo de Aviação da Granja do Marquez.
A mulhér de Carlos Bleck.
A despedida.
O desastre.
A consternação era geral.
Examinando a avaria.
Um que podia voar...
Mas é preciso que TODOS TENHAM CONFIANÇA! o avião «Salazar» há-de partir e há-de CHEGAR!
[Transcrição dos intertítulos do filme]
Na véspera, Carlos Bleck e Costa Macedo haviam examinado cuidadosamente o aparelho em que se propunham realizar o «raid» Lisboa-Rio de Janeiro sem escala, assistindo ao enchimento dos depósitos de combustível.
Ambos se mostravam confiados - e Portugal confiava em ambos.
No dia marcado, a-pesar da hora matutina, muita gente compareceu no Campo de Aviação da Granja do Marquez.
A mulhér de Carlos Bleck.
A despedida.
O desastre.
A consternação era geral.
Examinando a avaria.
Um que podia voar...
Mas é preciso que TODOS TENHAM CONFIANÇA! o avião «Salazar» há-de partir e há-de CHEGAR!
[Transcrição dos intertítulos do filme]