Alfama a Velha Lisboa (1930)
Realização: · João de Almeida e Sá
Argumento: · João de Almeida e Sá
Mais informações: Website externo
Argumento: · João de Almeida e Sá
Direcção de Fotografia: · Artur Costa de Macedo
Produção: · Ulyssea Filme
Realização: · João de Almeida e Sá
Na intenção de revelar tanto o conjunto como o detalhe, e até o momento fugidio dessa Alfama surpreendente, pitoresca, buliçosa, apenas igual a si própria, João de Sá encontrou em Costa de Macedo um colaborador excepcional, que soube romper a perspectiva culturalista pela visão social, a conotação humanística pelo reflexo psicológico, o envolvimento formal pelo rigor e desafio estético.
Tudo o que é possível fazer com a câmara, e através dela, se encontra praticamente em Alfama”: conduzida à mão pelas ruelas, devassando impudoradamente todos os recantos, içada dentro de um cesto em equilíbrio duvidoso, ultrapassada por uma carroça ou o salto de um garoto, ela reparte-se entre a ampliação e a panorâmica, o mergulho e a elevação, a falsa perspectiva e o ângulo distorcido…
[Matos-Cruz, Fitas que só vistas: origens do cinema português, in Textos Cinemateca Portuguesa]
Vista geral do Castelo de São Jorge. Alfama: a Nascente, a Porta do Sol com o Miradouro de Santa Luzia e o busto de Júlio de Castilho; a Cruz de Santo Estevão, o Mosteiro de São Vicente, a Rua de São Pedro, o Largo do Chafariz de Fora. A Casa dos Bicos.
[Fonte: Cinemateca Portuguiesa]