O Sobreiro (1991)
Living Shadows - The Cork Tree
Produção Rodagem: Jul 1989 / Out 1990
N/C
52 min
Realização: · Jorge Marecos Duarte
[This documentary, having as its central character the cork tree, aims primarily to stir universal interest in saving and preserving nature, by pointing to the important role that a tree may play on a people’s identity. A wide variety of themes are covered, including the tree’s biology and phylogenesis; the ecosystems, with which it is associated; the animals that support it; its evolution and ecological contribution to its habitat; the symbolism that has inspired astists, poets and writers; the economic and cultural factors that have regulated its expansion, and are currently placing the species in jeopardy... Accompanying the cork tree during the four seasons, this documentary portrays a version of Portugal’s history and the culture of its people.
[Source: RTC]
Assistente de Imagem: · Humberto Alves · Amílcar Carrajola · João Durão
Assistente de Produção: · José Manuel Sales
Consultor: · Fernando Catarino · Moisés Espírito Santo · João Pais · Teles Antunes
Decoração: · João Martins (II)
Direcção de Som: · João Gaspar
Fotografia: · João Abel Aboim
Fotografia Adicional: · Mário de Carvalho
Genérico: · Optical Print [Truca]
Locução: · Luís Lucas
Montagem: · José Álvaro Morais
Música: · Carlos Azevedo
Operador de Imagem: · Octávio Espírito Santo
Operador de Som: · Quintino Bastos · Carlos Pinto · José Gonçalves
Outros: · João Pais [Esboços] · Pedro Rosado [Mapas]
Pesquisa: · Carlos Pimenta
Produção: · SP Filmes
Produção Executiva: · Luís Avelar [Delegado RTP] · Pedro Correia Martins · Nuno Figueira [Delegado RTP]
Realização: · Jorge Marecos Duarte
Secretária de Produção: · Fátima Miranda
Vestuário: · Maria Gonzaga
Uma grande variedade de temas é tratada, incluindo a biologia da árvore e filogénese; os ecossistemas, a que está associada; os animais que a apoiam; a sua evolução e contribuição ecológica para o seu habitat; o simbolismo que tem inspirado astistas, poetas e escritores; os fatores económicos e culturais que regularam a sua expansão e que atualmente estão colocando a espécie em perigo...
Acompanhando o sobreiro durante as quatro estações do ano, este documentário retrata uma versão da história de Portugal e da cultura do seu povo.
"Origem e evolução do sobreiro na bacia do Mediterrâneo. Relação religiosa do homem com a natureza. Riqueza ecológica dos montados. A Primavera - floração, cadeias alimentares. Resistência do sobreiro ao fogo: a cortiça. Robert Hooke e a primeira observação de uma célula ao microscópio. Propriedades da cortiça. Don Pérignon, vulgarização da rolha de cortiça, despoletar da indústria corticeira moderna, a floresta industrial. Exploração da madeira, construção naval. Uso múltiplo do montado: agricultura, os porcos de montanheira. A Campanha do Trigo, a desertificação, o Verão. Primeiras chuvas, riqueza do montado no Outono, a bolota, os pombos torquazes, a caça e as coutadas, protecção aos montados. Uma montaria ao javali. Uma gralha que enterra uma bolota que germina, novo ciclo que se vai iniciar..."
[Fonte: José de Matos-Cruz, O Cais do Olhar, 1999, p.254]