O Segredo (2001)
87 min
Realização: · Leandro Ferreira
Mais informações: Website externo
Decoração: · Pedro Sá
Direcção de Fotografia: · José António Loureiro
Direcção de Produção: · Adelaide Empis
Iluminação: · João Pequeno
Montagem: · João Braz · Margarida Leitão
Música: · Bernardo Sassetti
Narração: · João Cabral
Produção: · Animatógrafo II · SIC Filmes
Produtor Executivo: · Emídio Rangel · António da Cunha Telles
Realização: · Leandro Ferreira
Som: · Carlos Pinto
"Como é que se explica a uma miúda de oito anos que tem uma doença grave e que pode morrer?"
Inês é internada, e os pais são informados da necessidade de encontrar um dador compatível para efectuar o transplante. Ao fazerem-se as análises elas revelam, para além da incompatibilidade, que João não é o pai de Inês.
Ana fica desesperada. À memória ocorrem-lhe então as imagens da noite anterior ao casamento: Eduardo, um antigo namorado, foi a casa dela fazer uma visita de circunstância, e os dois acabaram por fazer amor.
A dúvida, há muito esquecida, confirma-se: Eduardo é o pai de Inês. Ana tem muita dificuldade em falar com o marido, e vai, à revelia de João, procurar Eduardo, que não vê há coisa de dez anos.
Eduardo é agora correspondente de guerra, e na sequência de um acidente, onde morreu um colega de profissão, retirou-se para uma aldeia perto da praia. Ana consegue encontrá-lo, e expõe-lhe o grave problema. Como seria de esperar, Eduardo não sabia que era pai.
Fica feliz e desconcertado ao mesmo tempo. Aceita ajudar, mas, mal ele dá por isso, vê reacender-se a chama, nunca extinta, do seu amor por Ana.
"Desculpem, mas? qual dos senhores é que é o pai da criança?"
[Fonte: SIC Filmes]