Lisbon Revisited (2014)
N/C
66 min
Realização: · Edgar Pêra
Argumento: · Edgar Pêra
[Lisbon Revisited is an oneiric journey seen through the amazed eyes of a trans-human and a kino-symphony of voices from the multiple personas of the Portuguese poet and thinker Fernando Pessoa.
“To think is to be eye-sick”, said Alberto Caeiro, the most sensorial of the Pessoa personas. Lisbon Revisited lives through this sickness, showing alternative ways of looking (at the city) and hearing (Pessoa). The title comes from a poem by his futuristic heteronym, Álvaro de Campos.
Lisbon Revisited is both cine-liturgy and a kino-exorcism of Lisbon, celebrating its greatest phantom and confronting his ambiguous and pervasive sexuality.
Polyglotal, polyphonic and tri-dimensional, Lisbon Revisited is spoken in the three languages in which Pessoa wrote, Portuguese, English and French.]
Mais informações: Website externo
Argumento: · Edgar Pêra
Banda Sonora: · Artur Cyanetto
Fotografia: · Edgar Pêra · Luís Branquinho
Montagem: · Edgar Pêra
Música: · Robert Schumann · Ana Isabel Dias · Hector Berlioz · Kino-Orquestra Alfacinha · Gustav Mahler
Pós-Produção 3D: · Cláudio Vasques
Produção: · Bando à Parte
Produtor: · Rodrigo Areias
Realização: · Edgar Pêra
Texto: · Fernando Pessoa
Voz: · Maya Booth [Margareth Mansell] · Keith Esher Davis [Bernardo Soares] · Rui Santos [Alberto Caeiro] · Marina Albuquerque [Ofélia/Neera] · Claudia Clemente [Chloé] · Henrique Clemente Pêra [Íbis] · Amarante Abramovici [Lídia] · Miguel Borges [Pessoa/Barão de Teive] · Nuno Melo [Ricardo Reis/Álvaro de Campos] · Jonathan Weightman [Charles Anon/Alexander Search]
Trata-se de uma nova experiência em 3D do cineasta após a sua contribuição para o filme colectivo de Guimarães 3x3D, retirando o seu título e inspiração ao poeta Fernando Pessoa e aos seus múltiplos heterónimos.
[Fonte: Público - JORGE MOURINHA 16/07/2014]
Num percurso onírico por Lisboa acompanhado pelas palavras de Fernando Pessoa, Lisbon Revisited realiza um retrato da cidade vinculando-a a um novo imaginário, decorrente da manipulação visual de alguns dos seus lugares emblemáticos e elementos naturais. A partir de um horizonte sonoro composto por vozes, música e texto, este filme sobrepõe a abstracção e a tangibilidade das formas, recorrendo ao 3D para trabalhar a textura e a profundidade visual da imagem (bem como da realidade, que esta representa e lhe serve de referente), questionando, no mesmo gesto voyeurista, a dicotomia convencional que opõe a ficção à não-ficção. Se o cinema é um instrumento de leitura e escrita do mundo – processos aparentemente opostos, embora complementares (senão simbióticos) – Lisbon Revisited revisita filmes como A Cidade de Cassiano (1991) e Lisboa-Boa 345 D.T (2000), sendo a prova cabal de que o 3D, com todas as suas potencialidades, tem de ser entendido como uma inevitabilidade no percurso autoral de Edgar Pêra.
[Fonte: Fundação de Serralves]