Nome completo: José Ângelo Cottinelli Telmo
Nasceu: 1897-11-13 · Morreu: 1948-09-18
Local de nascimento: Lisboa
Local de óbito: Cascais
Nacionalidade: Português
Sítio internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cottinelli_Telmo
Dados adicionais:
Foi uma figura multifacetada e a sua obra abarcou uma enorme diversidade de áreas, destacando-se não apenas na arquitectura e cinema mas também na escrita, poesia, desenho, música, banda desenhada.
Com Carlos Ramos, Cristino da Silva, Jorge Segurado, Pardal Monteiro e Cassiano Branco, pertenceu à geração de pioneiros do modernismo na arquitectura em Portugal.
Homem da confiança de Duarte Pacheco, Cottinelli Telmo foi mais tarde responsável por obras de vulto do período do Estado Novo, nomeadamente pela concepção global e por edificações de grande visibilidade da Exposição do Mundo Português (Lisboa, 1940), e pelo planeamento da expansão da Universidade de Coimbra (1943).
[Fonte: Wikipedia]
# 1917 - Decorador da Lusitania Film. Artista de banda desenhada (fundador e director do ABCzinho - autor de Tio Pirilau).
# 1920 - Fez o curso de Arquitectura na ESBAL.
# 1930 - Artista gráfico da revista Kino.
# 1932 - projectista das instalações da Tobis Portuguesa.
# - Organizador do Pavilhão nacional das Exposições do Rio de Janeiro (1922) e de Sevilha (1928), da Exposição do Mundo Português e da Fonte Monumental (1940), da Praça do Império e da Zona Marginal de Belém (1941), do Monumento das Descobertas, da Cidade Universitária de Coimbra (1943).
# Anos ’30 - técnico da CP; colaborador do Ministério das Obras Públicas, membro da Comissão das Construções Prisionais (1934). Professor de desenho no Liceu Pedro Nunes. Director da revista Arquitectos.
# - Galardão : Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
# - Relação: cunhado de Leitão de Barros.
[Fonte: José de Matos-Cruz]