Ana Jotta



Nasceu: 1946-05-29

Local de nascimento: Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa
Dados adicionais:

Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e a Ecole Nationale Supérieure des Arts Visuels de la Cambre, Bruxelas (1965-68).
Dedicou-se principalmente à actividade ligada ao teatro (1969-80), para depois se centrar nas artes visuais.
O corpo de trabalho que vem construindo desde o início dos anos de 1980 revela uma sequência de ruturas e apagamentos: "o apagamento dos seus próprios passos anteriores, das ideologias do modernismo, dos mitos do pós-modernismo, da própria noção de autoria que ela tanto desconstrói como reconstitui. Assim ela tem vindo a desmantelar a noção de um «estilo único» ou «coerente». Com inteligência, humor e uma sempre depurada economia de meios".
Revelada na década de oitenta, "a sua obra, extremamente singular, utiliza suportes como a pintura, a escultura, o bordado ou os objetos do quotidiano, num exercício diarístico em que a artista contrapõe a intimidade do dia-a-dia à assunção das suas realizações enquanto obra de arte. A irrisão de uma atitude quase Dadaista com que […] materializa os seus projectos suscita o humor ou a crítica distanciada dos universos da arte e das suas mitologias. A construção de um discurso feminino sobre a arte é simultaneamente praticada e criticada, num exercício de distanciação das retóricas do feminino no mundo da arte".
Desde os princípios dos anos 90 o seu trabalho foi apresentado em feiras de arte e bienais (ARCO, Bruxelas, Joanesburgo, Barcelona, etc.) e em inúmeras mostras coletivas.
Entre as suas exposições individuais podem destacar-se: Galeria EMI-Valentim de Carvalho, Lisboa (1985, 87, 88); Galeria Diferença, Lisboa (1989); Galeria Alda Cortez, Lisboa (1990, 91, 92, 95); Galeria Berini, Barcelona (1993); Galeria Módulo, Lisboa (2001); Galeria Quadrado Azul, Lisboa (2001); Galeria Miguel Nabinho / Lisboa 20, Lisboa (2003, 06); Galeria João Esteves de liveira, Lisboa (2005); Chiado 8, Lisboa (2008); etc.
Em 2005 realizou uma grande exposição retrospectiva no Museu de Serralves, Porto.
[Fonte: Wikipedia]