Perdigão Queiroga
Nome completo: Jose Manuel Nobre Perdigão Queiroga
Nasceu: 1916-06-12 · Morreu: 1980-05-08
Local de nascimento: Évora
Local de óbito: Alcoentre
Nacionalidade: Português
Dados adicionais:
Participações [#216]
- Argumento
- · Sonhar É Fácil (1951)
- · Os Três da Vida Airada (1952)
- Assistente de Montagem
- · João Ratão (1940)
- · Lobos da Serra (1942)
- Assistente de Imagem
- · Bocage (1936)
- · O Trevo de Quatro Folhas (1936)
- · Aldeia da Roupa Branca (1938)
- · A Canção da Terra (1938)
- · A Rosa do Adro (1938)
- · Os Fidalgos da Casa Mourisca (1938)
- · Varanda dos Rouxinóis (1939)
- · Feitiço do Império (1940)
- · O Pai Tirano (1941)
- · Aniki-Bóbó (1942)
- · O Pátio das Cantigas (1942)
- · Lobos da Serra (1942)
- Assistente de Realização
- · João Ratão (1940)
- Direcção de Fotografia
- · Tipos e Raças da Guiné (1956)
- · A Costureirinha da Sé (1959)
- · O Parque das Ilusões (1963)
- · Sobre a Terra e Sobre o Mar (1964)
- · Pão, Amor e... Totobola! (1964)
- · Operação Estupefacientes - Macau (1966)
- · Eanes, Presidente do Povo (1976)
- · Os Lobos (1978)
- · "Gabriela" em Portugal (1978)
- · O Grande Porto (1978)
- Direcção de Produção
- · Sexta-Feira, 13 (1962)
- · Traição Inverosímil (1970)
- Intérprete
- · João Ratão (1940)
- Montagem
- · Ao Serviço do Império (1947)
- · Fado, História d'uma Cantadeira (1947)
- · O Grande Elias (1950)
- · Sonhar É Fácil (1951)
- · Forja de Maravilhas (1951)
- · Os Três da Vida Airada (1952)
- · Madragoa (1952)
- · Planície Heróica (1953)
- · Viagem Presidencial - Angola 1954 (1954)
- · Viagem Presidencial a S. Tomé e Príncipe 1954 (1954)
- · Onde Nem Tudo Morreu (1955)
- · Lamego - uma Página de História (1956)
- · Arouca (1958)
- · O Milionário (1962)
- · Traição Inverosímil (1970)
- Operador de Câmara
- · A Visita do Chefe do Estado à Ilha da Madeira (1955)
- Operador de Imagem
- · O Costa do Castelo (1943)
- · Rapsódia Portuguesa (1959)
- Outros
- · Planície Heróica (1953)
- Produção
- · Portos, Caminhos de Ferro e Transportes em Angola (1951)
- · Perspectivas de Beja (1953)
- · Planície Heróica (1953)
- · Viagem Presidencial a Moçambique (1954)
- · Cortejo do Trabalho (1954)
- · Quem Dá Aos Pobres (1954)
- · As Voltas Que Um Pneu Dá (1954)
- · Lamego (1955)
- · Setúbal (1956)
- · Passeio às Caldas (1957)
- · Lourenço Marques, Terra de Progresso (1958)
- · Barragens (1959)
- · Caravana Internacional do Estoril (1959)
- · Coração de Um Bairro (1959)
- · O Mundo Salesiano (1960)
- · Um Problema (1960)
- · Visor em Tavira (1960)
- · 29º Aniversário do Estatuto do Trabalho Nacional (1960)
- · Aço Português (1961)
- · Beleza e Técnica (1961)
- · Siderurgia Nacional (1961)
- · Fábrica de Cervejas Cristal em Leça do Bailio - Indústrias do Nosso Tempo (1961)
- · A Tapada no Outeiro - Restelo (1961)
- · A Pesca do Atum (1962)
- · O Parque das Ilusões (1963)
- · Crimes na Cozinha (1964)
- · Momento Desportivo (1965)
- · Póvoa de Varzim (1965)
- · Vidago - Saúde e Turismo (1965)
- · A Arte e a Justiça (1967)
- · Centro Infantil Helen Keller (1968)
- · Fátima: Ultreia Jubilar (1968)
- · Férias na Madeira e no Algarve (1968)
- · Turistas em Férias Asta-New York (1968)
- · Viagem Presidencial a Cabo Verde (1968)
- · Visita Presidencial à Guiné (1968)
- · Belarte (1969)
- · Viagem do Presidente do Conselho ao Brasil (1969)
- · Traição Inverosímil (1970)
- · As Ilhas do Meio do Mundo (1970)
- · Inverno em Portugal (1971)
- · Desafio de Futebol Benfica-Feyenoord (1972)
- · O Mundo Sobre a Borrancha (1972)
- · Trabalho e Tradição - Cultura do Vinho Verde (1972)
- · Vinhos Campelo (1973)
- · Póvoa do Varzim - Cidade Nova, Terra Milenária (1974)
- · Como Nasce Um Lençol (1975)
- · A Natureza e o Homem (1976)
- · Vinho Verde (1976)
- Realização
- · Caparica, Praia do Sol (1938)
- · Lisboa Antes do Almoço (1938)
- · Moura Lendária (1938)
- · Ao Serviço do Império (1947)
- · Fado, História d'uma Cantadeira (1947)
- · Imagens do Palácio da Bolsa (1948)
- · Porto, Metrópole do Trabalho (1949)
- · Sonhar É Fácil (1951)
- · Forja de Maravilhas (1951)
- · Aveiro (1952)
- · Os Três da Vida Airada (1952)
- · Madragoa (1952)
- · Perspectivas de Beja (1953)
- · Planície Heróica (1953)
- · Viagem Presidencial - Angola 1954 (1954)
- · Viagem Presidencial a Moçambique (1954)
- · Viagem Presidencial a S. Tomé e Príncipe 1954 (1954)
- · Viagem Presidencial aos Açores (1954)
- · As Voltas Que Um Pneu Dá (1954)
- · Lamego (1955)
- · Onde Nem Tudo Morreu (1955)
- · Heráldica no Trabalho (1956)
- · Tipos e Raças da Guiné (1956)
- · Feira do Ribatejo (1956)
- · Ribatejo (1957)
- · Bodas de Prata do Estatuto do Trabalho Nacional (1958)
- · Arouca (1958)
- · Barragens (1959)
- · Pintores Portugueses (1959)
- · Vinho do Porto (1959)
- · Caravana Internacional do Estoril (1959)
- · Portugal de Cristo - O Cristo Rei (1960)
- · As Pupilas do Senhor Reitor (1960)
- · O Mundo Salesiano (1960)
- · Lacticínios da Madeira (1960)
- · Um Problema (1960)
- · Visor em Tavira (1960)
- · 29º Aniversário do Estatuto do Trabalho Nacional (1960)
- · Uma Jornada Histórica - Do Terrorismo no Congo à Manifestação em Lisboa (1960)
- · Luanda de Hoje (1961)
- · Luanda Dia a Dia (1961)
- · A Criança Descobre o Acidente (1961)
- · Museus e Pinturas (1961)
- · Aço Português (1961)
- · Beleza e Técnica (1961)
- · A Tapada no Outeiro - Restelo (1961)
- · Valorização da Terra e do Homem (1962)
- · A Pesca do Atum (1962)
- · O Milionário (1962)
- · Bracara Augusta, Cidade dos Arcebispos (1963)
- · O Parque das Ilusões (1963)
- · Viagem Presidencial a Angola (1963)
- · Crimes na Cozinha (1964)
- · Póvoa de Varzim (1965)
- · Vidago - Saúde e Turismo (1965)
- · Sobre a Terra e Sobre o Mar (1966)
- · A Arte e a Justiça (1967)
- · Castelos - Monumentos Restaurados (1967)
- · Igrejas e Mosteiros - Monumentos Restaurados (1967)
- · Perspectivas de Luanda (1968)
- · Viagem Presidencial a Cabo Verde (1968)
- · Visita Presidencial à Guiné (1968)
- · Perspectivas de Lourenço Marques (1969)
- · Viagem do Presidente do Conselho ao Brasil (1969)
- · Cela, Povoamento Sem Gravata (1970)
- · Inverno em Portugal (1971)
- · Desafio de Futebol Benfica-Feyenoord (1972)
- · O Mundo Sobre a Borrancha (1972)
- · Trabalho e Tradição - Cultura do Vinho Verde (1972)
- · Vinhos Campelo (1973)
- · Portugal - Camping (1973)
- · Póvoa do Varzim - Cidade Nova, Terra Milenária (1974)
- · Como Nasce Um Lençol (1975)
- · A Natureza e o Homem (1976)
- · Vinho Verde (1976)
- · "Gabriela" em Portugal (1978)
- · O Grande Porto (1978)
- Supervisão
- · Cortejo do Trabalho (1954)
- · Cruz Vermelha Portuguesa (1971)
- Adaptação
- · Planície Heróica (1953)
- · Os Lobos (1978)
- Diálogos
- · Sonhar É Fácil (1951)
- · Os Lobos (1978)
- Fotografia
- · Moura Lendária (1938)
- · Rumo à Vida - A Obra de Assistência na Beira Litoral (1950)
- · Forja de Maravilhas (1951)
- · Perspectivas de Beja (1953)
- · Viagem Presidencial - Angola 1954 (1954)
- · Viagem Presidencial a S. Tomé e Príncipe 1954 (1954)
- · Onde Nem Tudo Morreu (1955)
- · Ar, Água e Luz (1956)
- · Lamego - uma Página de História (1956)
- · A Rainha Isabel II em Portugal (1957)
- · A Viagem Presidencial ao Brasil (1957)
- · Bodas de Prata do Estatuto do Trabalho Nacional (1958)
- · Arouca (1958)
- · Portugal de Cristo - O Cristo Rei (1960)
- · Luanda de Hoje (1961)
- · A Razão de Portugal (1963)
- · Vidago - Saúde e Turismo (1965)
- · A Arte e a Justiça (1967)
- · Castelos - Monumentos Restaurados (1967)
- · Visita Presidencial à Guiné (1968)
- Assistente
- · A Vida do Linho (1942)
- Planificação/Sequência
- · Fado, História d'uma Cantadeira (1947)
- · Sonhar É Fácil (1951)
- · Os Três da Vida Airada (1952)
- · Madragoa (1952)
- · Planície Heróica (1953)
- · As Pupilas do Senhor Reitor (1960)
- · O Milionário (1962)
- · O Parque das Ilusões (1963)
- Supervisão Técnica
- · Pão, Amor e... Totobola! (1964)
- Colaboração Técnica
- · Viagem Presidencial à Guiné 1955 (1) Bissau (1955)
- · Viagem Presidencial à Guiné 1955 (3) de Farim a Bissau (1955)
- · Viagem Presidencial à Guiné e a Cabo Verde (6) de Santo Antão a Lisboa (1955)
- · Viagem Presidencial à Guiné e a Cabo Verde 1955 (4) S. Tiago e S. Nicolau (1955)
- · Viagem Presidencial à Guiné e a Cabo Verde 1955 (5) S. Vicente (1955)
Começou por trabalhar no cinema na área da montagem, nos Estados Unidos da América, onde estagiou durante 5 ou 6 anos. De regresso a Portugal trabalhou como Assistente de Imagem e realizou os primeiros documentários. Como colaborador da Lisboa Filme, em 1947 foi encarregado da realização de Fado, a sua primeira longa-metragem. Trabalhou como Director de Fotografia, Técnico de Iluminação e depois como Produtor. Fundou em Lisboa os estúdios com o seu nome. Dirigiu dois jornais de actualidades, nomeadamente O Visor.
“Mais dinâmico no campo das reportagens e dos documentários mais ou menos propagandísticos (filmes das viagens presidenciais a Angola e São Tomé, em 1954, e ao Norte, em 1962, por exemplo), sucessivamente director de dois jornais de actualidades, realiza, no entanto, oito obras no campo da ficção. Paradoxalmente, é a primeira – Fado – a mais conseguida (até tecnicamente) e a de maior êxito, um êxito quase tão grande como o de Capas Negras, de Armando Miranda, e pelas mesmas razões. A sua passagem pela comédia populista, ilustrada por Sonhar é fácil e Os três da vida airada, possui ainda um mínimo de vitalidade na conjuntura de marasmo do cinema nacional dos anos 50. Mas um remake colorido de As pupilas do senhor Reitor, galardoado com o Prémio do S.N.I., e uma «vulgarização» do Dom Roberto de Ernesto de Sousa, são já profundamente medíocres e o fracasso comercial total de O parque das ilusões fá-lo abandonar este campo. Havia montado estúdios próprios, que são ocupados pelos trabalhadores em 1975.”
[Manuel Machado da Luz]
“Poucos cineastas portugueses como Perdigão Queiroga, calejado no duro ofício de assistente de câmara uns bons dez anos, conheciam tão intimamente a coisa cinematográfica, o instrumento físico que produz as imagens animadas, o corpo material que vai desde a câmara ao projector de iluminação, do cenário ao adereço, do magazin carregado no saco negro ao charriot que se fixa no solo, do creme para caracterização à película encerrada na lata.
Todos os realizadores da época, sabendo desse seu verdadeiro sexto sentido, que se distinguia numa extraordinária atenção pela fidelidade das imagens, lhe pediam para detectar erros de composição, faltas de raccord, desequilíbrios de luz, presença de elementos estranhos no enquadramento, por vezes quase impossíveis de distinguir. Mas o seu olhar tudo descobria e, dessa maneira, Perdigão Queiroga viu reconhecido um talento singular.”
[Luís de Pina, in Lisboa no Cinema, 26 de Junho de 1994, Textos CP – Pasta 50, pp. 329-32]