Local de nascimento: Guimarães - 1977 Nacionalidade: Português Email: eb@eduardobrito.pt Sítio internet: http://www.eduardobrito.pt Dados adicionais:
Eduardo Brito trabalha em cinema, fotografia e escrita.
Realizou as curtas metragens Penúmbria (2016), Declive (2018), Ursula (2020) e Lethes (2021). Escreveu o argumento da longa O Pior Homem de Londres (Rodrigo Areias, 2022), das curtas O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015), Catherine ou 1786 (Francisca Manuel, 2017) e O Homem Eterno (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, das longas Hálito Azul (2018) e A Pedra Espera Dar Flor (também com Pedro Bastos, 2022).
Os seus trabalhos têm explorado os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem: assim por exemplo com os livros As Orcadianas (2014) e East Ending (2017) e com as séries fotográficas 5 p.m. Hotel de la Gloria (com Rui Hermenegildo, 2015), Un Samedi Sur Terre (2017) e Histórias Sem Regresso (2018).
Eduardo tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a dissertação Claro Obscuro – Em Torno das Representações do Museu no Cinema. Fez especialização em guionismo na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. Ensina regularmente, como assistente convidado, na FBAUP e no Institut für Architektur und Medien da TU Graz. Foi coordenador projecto de arquivo, curadoria e edição de espólios fotográficos Reimaginar Guimarães, desenvolvido na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
[Fonte: Eduardo Brito]
Realizou as curtas metragens Penúmbria (2016), Declive (2018), Ursula (2020) e Lethes (2021). Escreveu o argumento da longa O Pior Homem de Londres (Rodrigo Areias, 2022), das curtas O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015), Catherine ou 1786 (Francisca Manuel, 2017) e O Homem Eterno (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, das longas Hálito Azul (2018) e A Pedra Espera Dar Flor (também com Pedro Bastos, 2022).
Os seus trabalhos têm explorado os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem: assim por exemplo com os livros As Orcadianas (2014) e East Ending (2017) e com as séries fotográficas 5 p.m. Hotel de la Gloria (com Rui Hermenegildo, 2015), Un Samedi Sur Terre (2017) e Histórias Sem Regresso (2018).
Eduardo tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a dissertação Claro Obscuro – Em Torno das Representações do Museu no Cinema. Fez especialização em guionismo na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. Ensina regularmente, como assistente convidado, na FBAUP e no Institut für Architektur und Medien da TU Graz. Foi coordenador projecto de arquivo, curadoria e edição de espólios fotográficos Reimaginar Guimarães, desenvolvido na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
[Fonte: Eduardo Brito]