Produtora
O Projecto Ruptura Silenciosa, que decorreu na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto entre 2010 e 2013, estudou a proximidade entre os movimentos de renovação no cinema e na arquitectura que corporizaram uma nova visão do espaço e da cidade, marcados pelos acontecimentos sociais, culturais e políticos da década de 60 e inícios de 70, em Portugal mas também internacionalmente (Pop Art, Pós-modernismo, Nouvelle Vague, Neo- realismo, etc). A investigação foi feita sobre os objectos arquitectónicos e cinematográficos que estabeleceram uma ruptura silenciosa, dando um sinal das convulsões na sociedade portuguesa que levaram à revolução social e política de 1974 que fez capitular a ditadura.
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Ruptura Silenciosa, projecto com a duração de três anos, foi um fórum para investigadores que exploraram a relação entre a história do espaço urbano, da arquitectura e das imagens em movimento em Portugal. O Projecto propôs aos participantes a oportunidade de partilhar reflexões a partir de um discurso fílmico sobre a arquitectura assim como uma leitura espacial do cinema, cruzando as fronteiras das duas disciplinas.
Do ponto de vista documental, foi compilada e digitalizada produção relevante, mas dispersa, sobre as intersecções entre o cinema e a arquitectura no contexto português; foram entrevistados sistematicamente os intervenientes com um papel decisivo no período em estudo (arquitectos, cineastas, críticos, historiadores, académicos), entrevistas que foram publicadas em texto, áudio e vídeo; foi digitalizada e catalogada iconografia relevante respeitante à presença da arquitectura e da cidade no cinema português, assim como iconografia da arquitectura portuguesa da época em estudo, que de alguma forma se enquadrava de um ponto de vista cinemático (projectos, fotografia, desenhos, maquetas), usando como fonte principal, sempre que possível, os arquivos pessoais dos próprios autores; foi iniciada uma série de edições sobre a relação entre a arquitectura e o cinema em Portugal. Foram publicados um significativo número de artigos e ensaios produzidos no âmbito deste projecto, em Portugal e no estrangeiro, estimulando o interesse e os estudos académicos sobre a historiografia do cinema e da arquitectura portugueses.
O Projecto Ruptura Silenciosa, que decorreu na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto entre 2010 e 2013, estudou a proximidade entre os movimentos de renovação no cinema e na arquitectura que corporizaram uma nova visão do espaço e da cidade, marcados pelos acontecimentos sociais, culturais e políticos da década de 60 e inícios de 70, em Portugal mas também internacionalmente (Pop Art, Pós-modernismo, Nouvelle Vague, Neo- realismo, etc). A investigação foi feita sobre os objectos arquitectónicos e cinematográficos que estabeleceram uma ruptura silenciosa, dando um sinal das convulsões na sociedade portuguesa que levaram à revolução social e política de 1974 que fez capitular a ditadura.
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Ruptura Silenciosa, projecto com a duração de três anos, foi um fórum para investigadores que exploraram a relação entre a história do espaço urbano, da arquitectura e das imagens em movimento em Portugal. O Projecto propôs aos participantes a oportunidade de partilhar reflexões a partir de um discurso fílmico sobre a arquitectura assim como uma leitura espacial do cinema, cruzando as fronteiras das duas disciplinas.
Do ponto de vista documental, foi compilada e digitalizada produção relevante, mas dispersa, sobre as intersecções entre o cinema e a arquitectura no contexto português; foram entrevistados sistematicamente os intervenientes com um papel decisivo no período em estudo (arquitectos, cineastas, críticos, historiadores, académicos), entrevistas que foram publicadas em texto, áudio e vídeo; foi digitalizada e catalogada iconografia relevante respeitante à presença da arquitectura e da cidade no cinema português, assim como iconografia da arquitectura portuguesa da época em estudo, que de alguma forma se enquadrava de um ponto de vista cinemático (projectos, fotografia, desenhos, maquetas), usando como fonte principal, sempre que possível, os arquivos pessoais dos próprios autores; foi iniciada uma série de edições sobre a relação entre a arquitectura e o cinema em Portugal. Foram publicados um significativo número de artigos e ensaios produzidos no âmbito deste projecto, em Portugal e no estrangeiro, estimulando o interesse e os estudos académicos sobre a historiografia do cinema e da arquitectura portugueses.